sexta-feira, 26 de novembro de 2010

BULLYING E AUTORREPRESENTAÇÃO


tamanho: 2x1,5m, aproximadamente

            Esta proposta buscou por em prática os assuntos desenvolvidos durante o “3º Curso de Formação de Multiplicadores em Trabalho, Justiça e Cidadania”. Este curso pretende contribuir, a partir da experiência de Profissionais de vários ramos do Direito e da Justiça, para ampliação dos conhecimentos dos professores sobre os direitos fundamentais do cidadão e o acesso à Justiça.
              Um dos temas abordados em uma das palestras do curso foi o Bullying.
              Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos contra uma ou mais vítimas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar, humilhar, causando dano emocional e/ou físico.
            Diferentemente do que muitos pensam, o bullyng é mais do que uma simples brincadeira, pois causa dor, angústia e sofrimento causando danos psicológicos que podem levar suas vítimas ao suicído.
            O problema do bullying afeta estudantes, pais e professores, que devem estar atentos percebendo e combatendo essa prática. Por isso a importância de se trabalhar esse tema dentro do contexto escolar. Desenvolvendo atividades que visem à conscientização e à sensibilização dos alunos frente essa questão.
            Nas aulas de Artes, os alunos desenvolveram a proposta "Bullying e Autorrepresentação".
            Utilizando o seu próprio corpo como molde para a criação dos suportes iniciais, os alunos exploraram poeticamente a problemática do Bullying através da sua Autorrepresentação, numa alusão ao Autorretrato, tema constantemente revisitado na História da Arte.
           Para iniciar a proposta e motivar os alunos,  foram utilizados folderes, disponibilizados pelo projeto "Trabalho, Justiça e Cidadania" e os recursos multimídias presentes na escola, tais como o datashow e a sala de informática, para passar slides e vídeos sobre o tema encontrados na internet .
            A execução desta proposta durou cerca de 7 semanas, tempo em que os alunos refletiram constantemente sobre o tema. Todo o processo de criação e produção foi registrado através de fotografias e vídeos.

         
 Confira abaixo o processo de criação artística:












OS TRABALHOS EXPOSTOS
(Clique no Álbum)



Durante a esposição, que ocorreu no dia 25 de novembro, no salão da escola (ainda em construção), os alunos distribuiram mensagens sobre o tema aos visitantes.




Confira aqui o plano da proposta:

PROPOSTA BULLYING E AUTORREPRESENTAÇÃO

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